segunda-feira, 16 de maio de 2011

Prejuicio alimentar / Preconceito alimentar


VERSIÓN EN ESPAÑOL Y PORTUGUÉS - VERSÃO EM ESPANHOL E PORTUGUÊS

Prejuicio alimentar

Caminar por las calles de la ciudad más importante de grandes países es una de las cosas más cosmopolitas que uno puede darse al gusto de hacer. San Pablo, la ciudad más importante de Brasil, no podría ser diferente. Lejos de tener la chispa y elegancia de Buenos Aires (opinión personal) parece que poseer otros atractivos que saltan a la vista.

El otro día estuve en un restaurante de comida india, Gopala Hari. Lo que no me había dado cuenta es que los indios no comen carne. ¡SÍ! ¡NO COMEN CARNE! ¿Cómo pueden vivir sin el alimento más importante para los brasileros y argentinos? Respuesta: ¡con mucha creatividad!

Platos combinados en el
restaurante Gopala Hari.
Más allá de los gustos personales, sabemos que comer carne es un hábito muy común en nuestros países, pero no podemos sentirnos el centro de la tierra (como yo lo hice) y pensar cómo puede vivir de esta forma “tan horrible”, es decir, sin carne. En el país donde la vaca es sagrada, la creatividad y la mezcla de condimentos parece ser la apuesta ideal para una vida más sana y sin la necesidad de la ingestión de carnes. Hay una frase en la parte antigua de mi ciudad que dice algo como “naciones son prisiones, el mundo es de todos”. Tenemos que probar el mundo, borrar las fronteras y sentirnos del universo. No es posible que pensemos todavía que nuestra cultura y nuestros hábitos son los mejores y que no hay país como el nuestro en el mundo. Prejuicios como el que tuve yo hacia la comida india es lo que nos separa del otro y el comienzo de xenofobia.

En este viaje, lo más importante, no es tener una o dos nacionalidades, sino adaptarse a todas ellas.


Restaurante lactovegetariano Gopala Hari
http://www.gopalahari.com.br
Calle Antônio Carlos 429 - Consolação - São Paulo - SP
--------------------------------------------------------------------------------------
 
Preconceito alimentar

Caminhar pelas ruas da cidade mais importante de grandes países é uma das coisas mais cosmopolitas que alguém pode ser dar ao gosto de fazer. São Paulo, a cidade mais importante do Brasil, não poderia ser diferente. Longe de ter o charme e elegância de Buenos Aires (opinião pessoal) parece possuir outros atrativos interessantes.

No outro dia estive em um restaurante de comida indiana, Gopala Hari. O que eu não tinha percebido é que os indianos não comem carne. SIM! NÃO COMEM CARNE! Como podem viver sem o alimento mais importante para os brasileiros e argentinos? Resposta: com muita criatividade!

Pratos combinados no
restaurante Gopala Hari.
Além dos gostos pessoais de cada um, sabemos que comer carne é um hábito muito comum em nossos países, mas não podemos sentir-nos o centro da terra (como eu fiz) e pensar como podem viver desta forma “tão horrível”, isto é, sem carne. No país onde a vaca é sagrada, a criatividade e a mistura de condimentos parece ser a aposta ideal para uma vida mais sã e sem a necessidade de ingerir carnes. Há uma frase na parte antiga de minha cidade que diz algo como “nações são prisões, o mundo é de todos”. Temos que provar o mundo, apagar as fronteiras e sentir-nos do universo. Não é possível que pensemos ainda que nossa cultura e nossos hábitos são os melhores e que não há país como o nosso no mundo. Preconceitos como o que tive em relação a comida indiana é o que nos separa do outro e o começo de xenofobia.

Nesta viagem, o mais importante, não é ter uma ou duas nacionalidades, mas sim adaptar-se a todas elas.


Restaurante lacto-vegetariano Gopala Hari
http://www.gopalahari.com.br
Rua Antônio Carlos 429 - Consolação - São Paulo - SP

5 comentários:

  1. Eu acho que não é apenas questão de preconceito, mas de filosofia também. Um exemplo é que na China o cachorro é um dos alimentos mais consumidos pela população, mas, claro, nunca faria sucesso num país ocidental. Alimentos como escorpião, barata, saúvas, tarântulas entre outros não farão parte tão cedo da culinária ocidental, e em grande parte da oriental também não. Eu conseguiria viver sem carne, mas não quer dizer que vá ficar sem comer um bom churrasco. Essa é minha filosofia atual. Eles também ficariam chocados e enojados se viessem aqui e nos vissem comendo uma boa picanha na brasa. Por isso afirmo que isso é mais questão de filosofia do que de preconceito em si.

    ResponderExcluir
  2. Acho que vc quis dizer CULTURA e não FILOSOFIA.

    ResponderExcluir